sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vendas a prazo sobem 11% na 1ª quinzena de fevereiro, diz ACSP


Vendas à vista cresceram 15,1%; liquidações antecipadas ajudaram.
Parte da alta deve-se ao fato de o carnaval ser só em março, diz entidade
.


Agencia Estado

As vendas a prazo no comércio paulistano registraram alta na primeira quinzena de fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2010. É o que mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No período, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que mede as vendas a prazo, aumentaram 11% ante a primeira quinzena de fevereiro de 2010.

O crescimento ficou dentro da projeção da entidade para o período. "Esse resultado reflete a base fraca de comparação por causa do feriado prolongado de carnaval em 2010", explica a entidade. No ano passado, a terça-feira de carnaval foi no dia 16 de fevereiro e, neste ano, será em 8 de março. Ou seja, no ano passado, o número de dias úteis em fevereiro foi menor que neste ano.
O balanço da entidade mostra crescimento de 15,1% nas consultas ao SCPC/Cheque, termômetro das vendas à vista, na primeira quinzena de fevereiro deste ano. Além da ausência do feriado, a ACSP atribui a alta às liquidações antecipadas de roupas e calçados.
"O efeito calendário, pela não ocorrência do carnaval em fevereiro deste ano, melhora o dado do mês", ressalta a entidade, que alerta, contudo, sobre o risco de o feriado prejudicar o desempenho do comércio em março. "Mas provavelmente prejudicará os números de março, de forma que só o balanço do trimestre poderá dar um retrato mais preciso das vendas no varejo na capital paulista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário