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Se Vettel havia encontrado certa facilidade na Austrália e na Malásia, o piloto da Red Bull se viu em dificuldades no circuito de Xangai. Pole position, o alemão foi logo ultrapassado por Jenson Button e Lewis Hamilton. Ele ainda sofreu com Nico Rosberg mas, na parte final da corrida, não resistiu à pressão de Hamilton e terminou em segundo lugar.
Curiosamente, Hamilton por pouco não teve sua corrida comprometida antes mesmo da largada. Ele teve problemas nos boxes e os mecânicos da McLaren precisaram correr para que o piloto conseguisse alinhar seu carro no grid.
Tanto Vettel como os pilotos da Ferrari adotaram a estratégia de fazer duas paradas nos boxes. Felipe Massa chegou a brigar pelo pódio, mas não conseguiu manter o rendimento no fim da prova e terminou em sexto, à frente de Fernando Alonso (sétimo colocado). Rubens Barrichello, da Williams, foi o 13º.
Outro destaque da prova foi Mark Webber. O piloto australiano, que enfrentou problemas durante os treinos e largou apenas na 18ª posição, fez uma grande prova de recuperação e terminou em terceiro. Foi dele a volta mais rápida do GP da China: 1min38s993.
A corrida
Lewis Hamilton levou um susto antes da largada. Sua McLaren apresentou um problema pouco antes de deixar os boxes – os mecânicos não conseguiam dar a partida no carro. A equipe correu contra o tempo para resolver o problema. O piloto conseguiu sair cerca de 30s antes do fechamento do pit lane, mas sem uma parte da carenagem montada – o que foi feito no grid.
Na largada, Vettel, o pole position, foi ultrapassado pelos pilotos da McLaren. Button assumiu a liderança, com Hamilton em segundo. Nico Rosberg, da Mercedes, também tentou ultrapassar o atual campeão mundial, que conseguiu se manter à frente. Felipe Massa, que largou em sexto, tomou a quinta posição de seu companheiro de equipe Fernando Alonso.
Com o início das paradas nos boxes, Jaime Alguersuari se deu mal. Pouco após a troca, o piloto da Toro Rosso perdeu o pneu traseiro direito, que não foi colocado corretamente, e abandonou. No pelotão intermediário, houve intensa briga por posições. Enquanto isso, entre os primeiros colocados, Rosberg teve trabalho para suportar a pressão de Massa e Alonso.
Na volta 14, Vettel conseguiu ultrapassar Hamilton. Na sequência, o alemão e Button pararam para a troca de pneus. O piloto da McLaren, porém, atrapalhou-se e quase parou no box da Red Bull. Vettel aproveitou a bobeada do rival e também o ultrapassou.
Massa também ganhou a posição de Hamilton na pista e se manteve à frente do inglês após a primeira parada no box. Quem se deu melhor com todas as paradas foi Rosberg, que ganhou tempo e assumiu a liderança, seguido por Vettel, Button e Massa.
Com a segunda parada de Rosberg, Vettel assumiu a liderança, seguido por Massa. O atual campeão mundial e a Ferrari adotaram a estratégia de fazer apenas dois pit stops, com a opção por pneus duros até o fim da corrida. Alonso, mais lento antes da segunda troca, foi ultrapassado por Button e Hamilton. Na volta 36, Hamilton levou a melhor na briga com seu companheiro Button e o ultrapassou.
Com a terceira parada dos pilotos da McLaren e de Rosberg, Vettel voltou à ponta, com Massa em segundo. Na parte final da corrida, Hamilton partiu para o ataque. O inglês ultrapassou Rosberg e Massa e pressionou Vettel. Nas últimas voltas, piloto da McLaren “colou”, conseguiu passar o atual campeão mundial e ganhou a corrida.
A quarta etapa desta temporada será disputada na Turquia. A corrida será realizada em 8 de maio
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