domingo, 17 de abril de 2011

Hamilton quebra hegemonia de Vettel e vence GP da China


Uol esporte

Se Vettel havia encontrado certa facilidade na Austrália e na Malásia, o piloto da Red Bull se viu em dificuldades no circuito de Xangai. Pole position, o alemão foi logo ultrapassado por Jenson Button e Lewis Hamilton. Ele ainda sofreu com Nico Rosberg mas, na parte final da corrida, não resistiu à pressão de Hamilton e terminou em segundo lugar.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA CHINA

PILOTOTEMPO
1. Lewis Hamilton (ING)1h36min58s226
2. Sebastian Vettel (ALE)a 5s1
3. Mark Webber (AUS)a 7s5
4. Jenson Button (ING)a 10s
5. Nico Rosberg (ALE)a 13s4
6. Felipe Massa (BRA)a 15s8
7. Fernando Alonso (ESP)a 30s6
8. Michael Schumacher (ALE)a 31s
9. Vitaly Petrov (RUS)a 57s4
10. Kamui Kobayashi (JAP)a 1min03s2
13. R. Barrichello (BRA)a 1min30s1
Curiosamente, Hamilton por pouco não teve sua corrida comprometida antes mesmo da largada. Ele teve problemas nos boxes e os mecânicos da McLaren precisaram correr para que o piloto conseguisse alinhar seu carro no grid.
Tanto Vettel como os pilotos da Ferrari adotaram a estratégia de fazer duas paradas nos boxes. Felipe Massa chegou a brigar pelo pódio, mas não conseguiu manter o rendimento no fim da prova e terminou em sexto, à frente de Fernando Alonso (sétimo colocado). Rubens Barrichello, da Williams, foi o 13º.
Outro destaque da prova foi Mark Webber. O piloto australiano, que enfrentou problemas durante os treinos e largou apenas na 18ª posição, fez uma grande prova de recuperação e terminou em terceiro. Foi dele a volta mais rápida do GP da China: 1min38s993.

A corrida

Lewis Hamilton levou um susto antes da largada. Sua McLaren apresentou um problema pouco antes de deixar os boxes – os mecânicos não conseguiam dar a partida no carro. A equipe correu contra o tempo para resolver o problema. O piloto conseguiu sair cerca de 30s antes do fechamento do pit lane, mas sem uma parte da carenagem montada – o que foi feito no grid.
Na largada, Vettel, o pole position, foi ultrapassado pelos pilotos da McLaren. Button assumiu a liderança, com Hamilton em segundo. Nico Rosberg, da Mercedes, também tentou ultrapassar o atual campeão mundial, que conseguiu se manter à frente. Felipe Massa, que largou em sexto, tomou a quinta posição de seu companheiro de equipe Fernando Alonso.
Com o início das paradas nos boxes, Jaime Alguersuari se deu mal. Pouco após a troca, o piloto da Toro Rosso perdeu o pneu traseiro direito, que não foi colocado corretamente, e abandonou. No pelotão intermediário, houve intensa briga por posições. Enquanto isso, entre os primeiros colocados, Rosberg teve trabalho para suportar a pressão de Massa e Alonso.
Na volta 14, Vettel conseguiu ultrapassar Hamilton. Na sequência, o alemão e Button pararam para a troca de pneus. O piloto da McLaren, porém, atrapalhou-se e quase parou no box da Red Bull. Vettel aproveitou a bobeada do rival e também o ultrapassou.
Massa também ganhou a posição de Hamilton na pista e se manteve à frente do inglês após a primeira parada no box. Quem se deu melhor com todas as paradas foi Rosberg, que ganhou tempo e assumiu a liderança, seguido por Vettel, Button e Massa.
Com a segunda parada de Rosberg, Vettel assumiu a liderança, seguido por Massa. O atual campeão mundial e a Ferrari adotaram a estratégia de fazer apenas dois pit stops, com a opção por pneus duros até o fim da corrida. Alonso, mais lento antes da segunda troca, foi ultrapassado por Button e Hamilton. Na volta 36, Hamilton levou a melhor na briga com seu companheiro Button e o ultrapassou.
Com a terceira parada dos pilotos da McLaren e de Rosberg, Vettel voltou à ponta, com Massa em segundo. Na parte final da corrida, Hamilton partiu para o ataque. O inglês ultrapassou Rosberg e Massa e pressionou Vettel. Nas últimas voltas, piloto da McLaren “colou”, conseguiu passar o atual campeão mundial e ganhou a corrida.
A quarta etapa desta temporada será disputada na Turquia. A corrida será realizada em 8 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário